sábado, 5 de setembro de 2009

ROMÃ


Ainda há pouco tive o privilégio de comer a minha primeira romã este ano. Adoro este fruto desde pequena!
É um pequeno desafio descascá-la e retirar aqueles suculentos bagos, mas quando os coloco numa tijela e os como à colherada, enchem-me de prazer!
Para mim, esta fruta é única. Faz-me sempre lembrar o recomeço de algo, ligado à estação do Outono (a estação em que eu nasci), faz-me lembrar a minha infância, em que a minha querida mãe a descascava para mim, com todo o seu Amor e Carinho...

E tem uma simbologia muito interessante...Ora vejam:
Símbolo da fertilidade.
Entre os plebeus, a romã ganhou outros significados, como amor, união, casamento e fertilidade, todos relacionados à grande quantidade de sementes que a fruta contém e à forma harmoniosa como elas se entrelaçam em sua polpa – na Grécia, por exemplo, era comum as mulheres consumirem romã em eventos religiosos para evocar a fertilidade.
Conta a mitologia que Deméter, a deusa da terra e da agricultura, deixou a vegetação morrer e a fome se instalar no planeta enquanto vagava à procura da filha, Perséfone, raptada por Hades, o deus das profundezas. Diante do caos, Zeus foi obrigado a interceder e exigiu a libertação da moça desde que ela não tivesse comido nada no inferno. Mas Perséfone não resistiu aos seis grãos vermelhos da romã oferecidos por Hades e, por isso, foi condenada a passar parte do ano com o marido no inferno e outra ao lado da mãe, que anualmente enchia a terra de flores e frutos para comemorar o reencontro. Perséfone, então, simboliza a semente, que precisa ser enterrada para poder germinar depois.

6 comentários:

  1. Uma vez caí na asneira de tentar fazer compota de romã... imaginas a quantidade de romãs que tive que descascar e pelar? lol

    Mas é um fruto lindo, dos mais bonitos, sem dúvida.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Estamos sempre a aprender!
    Obrigada pela lição com sabor a romã!
    Beijinho terno

    ResponderEliminar
  3. Mais uma coisa que aprendi... obrigado.
    Um beijo
    Chris

    ResponderEliminar
  4. Há tanto tempo que nao como romã.
    Quando era pequenina, sentava-me numa escada a descascar as romãs e punhas os baguinhos todos dentro de um copo de plastico e so comia quando estivesse tudo descascado=)

    ResponderEliminar
  5. Também adoro romãs e o Outono é a minha estação preferida... mas desconhecia a sua associação a rituais de fertilidade.

    Um beijinho

    ResponderEliminar